Cada professor deve de acordo com o modelo de
aprendizagem que escolhe para leccionar as suas aulas e recorrer à tecnologia
que mais se lhe adeqúe. É em função da necessidade do aluno que se deve
introduzir uma tecnologia em sala de aula, se a escolha tecnológica não
corresponder às necessidades especificas a sua introdução será sempre inútil.
É fundamental o professor ter autonomia para poder
experimentar várias formas de ensino em sala de aula.
As actividades com as TIC devem ser integradas nas
actividades curriculares e não apenas acrescentadas. Porém assumem um papel
secundário. Excepto nas aulas técnicas.
A opinião geral dos professores com quem falei é
positiva em relação às TIC, porém devido ao grande numero de alunos por turma,
o reduzido numero de computadores disponíveis e a falta de apoio técnico e
pedagógico implementação das TIC em sala de aula está a atrasar-se. E por isso
a opção pelas aulas expositivas é a mais utilizada evitando a dispersão e o
desinteresse.
Os professores referem igualmente que a utilização
da plataforma moodle é obsoleta, morosa, demasiado burocrática e de difícil
acesso. Hoje em dia existem novos patamares de interacção que facilitam a
colaboração e a partilha de informação, como acontece nas redes sociais, com
perfis criados especificamente para o ensino. Há ainda a opção de utilizar um
blog, dropbox ou o tradicional email.
A qualidade de um bom ambiente de ensino depende
muito de como é didacticamente explorado e não tanto das suas características
tecnológicas.
PADRÕES DE COMPETÊNCIA EM TIC PARA PROFESSORES - ficheiro pdf.