quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Os professores tem falta de formação em TIC


A investigação tem demonstrado que a estratégia de acrescentar a tecnologia às actividades já existentes por si só em sala de aula, sem nada alterar nas práticas habituais de ensino, não produz bons resultados na aprendizagem dos estudantes (De Corte e outros, 1993). 


Poucos são os professores e educadores que utilizam os computadores nas suas escolas de acordo com o lado mais construtivo e criativo que a tecnologia pode oferecer. (Becker, 2000). A falta de aptidão que a maioria dos professores manifesta no uso das TIC, especialmente as computacionais, dificulta o uso desta tecnologia em sala de aula. A maioria dos professores considera que os dois principais obstáculos ao uso das tecnologias nas práticas pedagógicas são a falta de recursos e formação (Paiva e outros 2002;). 

A formação tem que incidir não só sobre a utilização da tecnologia mas também sobre a sua integração pedagógica na sala de aula. Para além da contextualização teórica, os professores devem ser confrontados com exemplos concretos de aplicação nas suas áreas disciplinares para que possam ver como integrar os recursos e as ferramentas, como dinamizar a sua exploração, que papel desempenhar na aula. Zhao (2007) salienta que o saber que o professor detém sobre a tecnologia e a sua experiência em usa-la são factores críticos para a aprendizagem bem-sucedida.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Welcome!

As Tecnologias de Informação e Comunicação são, reconhecidamente, uma das áreas do saber humano que mais se tem desenvolvido nas últimas décadas, quer em termos de profundidade do conhecimento envolvido, quer em termos do espectro da sua aplicabilidade.


Tecnologia -  Ciência cujo objecto é a aplicação do conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais.

Informação- Esclarecimento dado sobre os méritos ou estado de outrem.

Comunicação  -  Informação; participação; aviso. Transmissão.  

Será uma união de:  Prática ou campo de estudo que se debruça sobre a informação, a sua transmissão, captação e impacto social.