sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TIC e Professores


Cada professor deve de acordo com o modelo de aprendizagem que escolhe para leccionar as suas aulas e recorrer à tecnologia que mais se lhe adeqúe. É em função da necessidade do aluno que se deve introduzir uma tecnologia em sala de aula, se a escolha tecnológica não corresponder às necessidades especificas a sua introdução será sempre inútil.
É fundamental o professor ter autonomia para poder experimentar várias formas de ensino em sala de aula.

As actividades com as TIC devem ser integradas nas actividades curriculares e não apenas acrescentadas. Porém assumem um papel secundário. Excepto nas aulas técnicas.
A opinião geral dos professores com quem falei é positiva em relação às TIC, porém devido ao grande numero de alunos por turma, o reduzido numero de computadores disponíveis e a falta de apoio técnico e pedagógico implementação das TIC em sala de aula está a atrasar-se. E por isso a opção pelas aulas expositivas é a mais utilizada evitando a dispersão e o desinteresse.
Os professores referem igualmente que a utilização da plataforma moodle é obsoleta, morosa, demasiado burocrática e de difícil acesso. Hoje em dia existem novos patamares de interacção que facilitam a colaboração e a partilha de informação, como acontece nas redes sociais, com perfis criados especificamente para o ensino. Há ainda a opção de utilizar um blog, dropbox ou o tradicional email.
A qualidade de um bom ambiente de ensino depende muito de como é didacticamente explorado e não tanto das suas características tecnológicas.







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