segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ensino diferenciado

O que se pretende com a construção de um conhecimento objetivo é, justamente, isolar os pontos em comum desses particulares entendimentos, para se dizer que aquilo é o que se considera o conhecimento a respeito do assunto.
O ensino diferenciado é aquele que promove a evolução natural e progressiva das aprendizagens, procurando «o crescimento máximo do aluno e o seu sucesso individual» (Tomlinson e Allan, 2002:17), portanto, um desenvolvimento global do aluno ao nível académico, sócio-emocional e pessoal. Este é um método cujo ensino se centra mais no aluno de modo a responder às suas necessidades individuais. Não é um ensino individual, porquanto se procura fomentar a autonomia e não menospreza o trabalho de outros alunos, em simultâneo, no mesmo espaço.
É essencial que o professor adapta as aulas que lecciona ao contexto cultural em que se insere, é muito mais fáçil cativar o aluno se formos aos encontro dos seus gostos.

 Fiz trabalho de casa e pesquisei sobre os dj's que os meus alunos mais ouvem, tentei conjugar essa informação com o meu objetivo de aulos. O resultado foi muito satisfatório.

Os meus alunos aprenderam, hoje numa aula sobre “conjugar tecnologia e natureza em vídeo”.
 Usar o teclado de forma diferente:
 


 
BOYS NOIZE - ICH R U

Alguns projetos:

Folheto Informativo - abrir o pdf.
 
 
 
Seminário Saber Educar Rapazes e Raparigas no Colégio horizonte, no Porto