É fundamental repensar a educação para os media.
A introdução de novos meios tecnológicos no ensino tem
vindo a produzir efeitos positivos na aprendizagem.
Torna-se necessário compreender a importância da educação, para que se compreenda que
vivemos num sistema amplo e dinâmico, que influência e é influencia pelas
Tecnologias de Informação e Comunicação.
Ter ou não ter acesso à informação e,
simultaneamente, ter ou não ter competências interpretativas, analíticas,
críticas e comunicativas que permitam descodificar e codificar eficazmente essa
mesma informação num “tempo-espaço comprimido”, (Harvey) parece determinante
para a integração social plena das TIC.
“A forma como os sujeitos se apropriam de cada novo
dispositivo tecnológico, configura novas formas de mediação e posicionamento
relativo do sujeito face à tecnologia”. - Damasio 2008
Os limites da tecnologia são vários, as organizações
curriculares e escolares, não são, muitas vezes, compatíveis com o potencial da
tecnologia, devido às metodologias de avaliação da mesma ou simplesmente da
incompreensão do papel e possibilidades das TIC’s quando introduzidas em
contextos educativos (Galanouli, Murphy & Gardner, 2004).
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