segunda-feira, 12 de novembro de 2012

As tecnologias não solucionam os problemas da educação


É fundamental repensar a educação para os media.
A introdução de novos meios tecnológicos no ensino tem vindo a produzir efeitos positivos na aprendizagem.
Torna-se necessário compreender a importância da educação, para que se compreenda que vivemos num sistema amplo e dinâmico, que influência e é influencia pelas Tecnologias de Informação e Comunicação.
Ter ou não ter acesso à informação e, simultaneamente, ter ou não ter competências interpretativas, analíticas, críticas e comunicativas que permitam descodificar e codificar eficazmente essa mesma informação num “tempo-espaço comprimido”, (Harvey) parece determinante para a integração social plena das TIC. 
“A forma como os sujeitos se apropriam de cada novo dispositivo tecnológico, configura novas formas de mediação e posicionamento relativo do sujeito face à tecnologia”.  - Damasio 2008
Os limites da tecnologia são vários, as organizações curriculares e escolares, não são, muitas vezes, compatíveis com o potencial da tecnologia, devido às metodologias de avaliação da mesma ou simplesmente da incompreensão do papel e possibilidades das TIC’s quando introduzidas em contextos educativos (Galanouli, Murphy & Gardner, 2004).
 
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