sábado, 22 de dezembro de 2012

INTERNET

A internet foi provavelmente a tic que mais rapidamente se integrou na actividade humana e por consequência nas escolas. Porém o processo de acesso à internet não é homogéneo. Não chega a todos nem a todos os lugares da mesma forma.
As escolas são o local onde os jovens consultam com maior frequência a informação online, visto que a cobertura nacional ainda não chega a todos os lares.
Foram realizadas várias iniciativas pelo Ministério da Educação para criar condições para que a comunidade escolar pudesse aceder ao mundo online. A integração da Internet nas práticas letivas diferencia a forma de abordagem dos diferentes temas nas várias disciplinas.
Porém não basta ter o aparelho nem o acesso a ele e aqui entram as literacias.








segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

TIC no sistema educativo

 
O papel das TIC no ensino/aprendizagem e a sua integração curricular na educação é a problemática de partida para o meu estudo.

A introdução de meios tecnológicos no ensino é essencial e necessária para que a escola acompanhe e esteja em pé de igualdade com o crescente desenvolvimento da sociedade.
A escola tem um papel crucial na formação de indivíduos capazes de seleccionar a melhor forma de adquirir competências para lidar com este frenético e constante fluxo de informação e tecnologia educar para a literacia é fundamental e hoje em dia isso não implica apenas ensinar e aprender a ler e a escrever.
A escola deve assegurar aos alunos um currículo que potencie a sua aprendizagem através do computador e da Internet. Esta metodologia deve ser aplicada em todas as áreas curriculares. Os professores tem aqui um papel fundamental, é em função da necessidade do aluno que o professor deve introduzir uma tecnologia em sala de aula, se a escolha tecnológica não corresponder às necessidades especificas a sua introdução será sempre inútil.
A utilização pedagógica do computador proporciona ao aluno a aprendizagem por tentativa e erro, o discente desenvolve a autonomia e a crítica. É conveniente que o encarregado de educação incentive este tipo de comportamento, explicando ao seu educando que é uma forma eficiente de aprendizagem.